SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1The Psychiatric reform have gave what had to give?: reflections of the team of a Caps of BelémConsiderations on Heidegger's Hermenetic Phenomenology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

ASSIS, Gustavo Alves Pereira de; SOARES, Ronaldo Veríssimo  and  MOTTA, Hinayana Leão. Ser travesti profissional do sexo: um olhar fenomenológico. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 91-107. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10(1).n04artigo27.

A atividade laboral como profissional do sexo é para muitas travestis uma forma de sobrevivência e também fonte de prazer. O presente trabalho objetivou compreender as experiências de travestis profissionais do sexo. Para isso, realizou-se pesquisa qualitativa com método fenomenológico. Utilizou-se a entrevista fenomenológica, com duas colaboradoras. A coleta de dados deu-se via gravador sonoro portátil, com transcrição na íntegra. A análise seguiu os três passos da reflexibilidade fenomenológica, sendo a descrição, redução e interpretação. Foram encontradas quinze unidades de sentido, sendo que seis são constituintes essenciais. Os resultados apontam para experiências positivas e negativas em ser travesti profissional do sexo, como vivências afetivas, percepção da entrada no universo da prostituição devido à falta de oportunidades no mercado de trabalho, percepção positiva da relevância do dinheiro na profissão e consciência dos riscos da profissão. Conclui-se que as experiências das colaboradoras são vivenciadas como dualidades experienciais, constituindo uma totalidade fenomênica.

Keywords : Psicologia Fenomenológica; Sexualidade; Trabalho Sexual; Travestilidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License