SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1¿La reforma psiquiátrica ya dio qué tenía que dar: reflexiones del equipo de un Caps de BelémConsideraciones sobre la Fenomenología Hermenéutica de Heidegger índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista do NUFEN

versión On-line ISSN 2175-2591

Resumen

ASSIS, Gustavo Alves Pereira de; SOARES, Ronaldo Veríssimo  y  MOTTA, Hinayana Leão. Ser travesti profissional do sexo: um olhar fenomenológico. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 91-107. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10(1).n04artigo27.

A atividade laboral como profissional do sexo é para muitas travestis uma forma de sobrevivência e também fonte de prazer. O presente trabalho objetivou compreender as experiências de travestis profissionais do sexo. Para isso, realizou-se pesquisa qualitativa com método fenomenológico. Utilizou-se a entrevista fenomenológica, com duas colaboradoras. A coleta de dados deu-se via gravador sonoro portátil, com transcrição na íntegra. A análise seguiu os três passos da reflexibilidade fenomenológica, sendo a descrição, redução e interpretação. Foram encontradas quinze unidades de sentido, sendo que seis são constituintes essenciais. Os resultados apontam para experiências positivas e negativas em ser travesti profissional do sexo, como vivências afetivas, percepção da entrada no universo da prostituição devido à falta de oportunidades no mercado de trabalho, percepção positiva da relevância do dinheiro na profissão e consciência dos riscos da profissão. Conclui-se que as experiências das colaboradoras são vivenciadas como dualidades experienciais, constituindo uma totalidade fenomênica.

Palabras clave : Psicologia Fenomenológica; Sexualidade; Trabalho Sexual; Travestilidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License