SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Ser travesti profesional del sexo: una mirada fenomenológicaTijiendo hilos de oro em uma terapia ocupacional hibridizada con el art índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista do NUFEN

versión On-line ISSN 2175-2591

Resumen

SEIBT, Cezar Luís. Considerações sobre a fenomenologia hermenêutica de Heidegger. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 126-145. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10(1).n04ensaio29.

O texto aponta para o que caracteriza a fenomenologia de Heidegger, situando-a no seu contexto maior na década de 1920 a 1930. Heidegger pretende uma fenomenologia em sentido fenomenológico e isso implica no trabalho de desconstrução da tradição metafísica para reencontrar o sentido do ser, soterrado pela tendência cotidiana da existência humana envolvida com os entes (objetos e suas representações). As coisas elas mesmas não serão, para esse autor, os objetos ou entes, mas o horizonte possibilitador dos entes, que é o sentido do ser. Além do mais, será hermenêutica porque se trata de reconhecer a condição finita e histórica do ser humano como intérprete já sempre envolvido num círculo compreensivo.

Palabras clave : Fenomenologia; Hermenêutica; Ser-aí; Mundanidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License