SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Considerações sobre a fenomenologia hermenêutica de HeideggerA potência de cuidado no teatro dadivoso: diálogo entre teatralidades e a gestalt-terapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

ELMESCANY, Érica de Nazaré Marçal; PIANI, Ivone Xavier; Pedro Paulo Freire  e  LIMA, Wladilene de Sousa. Tecendo fios de ouro numa terapia ocupacional hibridizada com a arte. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 146-159. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10(1).n04ensaio.

O artigo descreve o itinerário do processo criativo de modelagem de um objeto de pesquisa e apresenta uma composição simbólica, inspirada nos elementos da natureza, que resultou numa proposição de tessitura da terapia ocupacional hibridizada com as artes. A metodologia dos elementos é um dispositivo de dilatação da dimensão simbólica do objeto, na qual os pesquisadores são estimulados a dar passagem para uma aventura poética, por meio da representação dos elementos. O elemento terra é a cartografia, o fogo é o cuidado, o ar é a arte, a água é o corpo e o éter é o ato poético. Este canal de inspiração foi um instrumento de visibilidade das poéticas e abertura de um movimento inventivo no exercício do ato teórico e de facilitação de um processo de empoderamento permeado por modos de expressão do discurso cientifico.

Palavras-chave : Corpo; Arte; Ato poético; Cuidados Paliativos; Cartografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License