SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Tecendo fios de ouro numa terapia ocupacional hibridizada com a arteA gestaltpedagogia como uma estratégia de inclusão paras as crianças autistas em escolas regulares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

FLORES, Andréa Bentes  e  BAYMA, Roberta Bentes Flores. A potência de cuidado no teatro dadivoso: diálogo entre teatralidades e a gestalt-terapia. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 160-176. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10(1).n04ens.

Neste texto, apresentamos reflexões sobre a proposta do Teatro Dadivoso, especificamente o experimento cênico denominado "Ô, de Casa, Posso Entrar para Cuidar?", enquanto potência de cuidado. A escrita, poética, é tecida na intimidade do espaço de encontro entre as autoras, seguindo a proposta do experimento sobre o qual nos dedicamos a pensar aqui, desenvolvendo compreensões situadas entre o campo teatral e perspectivas da Gestalt-Terapia, abarcando não somente aportes teóricos, como também afetos, relatos de experiências e memórias vivenciais, em uma tessitura de afetos, explicitamente situada na relação entre as autoras e seus campos de atuação. Consideramos o cuidado na perspectiva da atenção e desvelo com o outro, como dimensão fundamental à compreensão de si-no-mundo. Tecemos a percepção dos atos cênicos do Teatro Dadivoso como atos existenciais que ocorrem na relação entre as atrizes e o público. Concluímos que o encontro em acontecimento na aproximação entre as narradoras e os espectadores durante os atos existenciais, admitindo a evocação de indagações a respeito da vivência entre ambos, onde localizam o potencial cuidado e outras reverberações situadas entre o Teatro e a Psicologia.

Palavras-chave : Cuidado; Teatro Dadivoso; Gestalt- terapia; Encontro; Clínica ampliada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License