SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A potência de cuidado no teatro dadivoso: diálogo entre teatralidades e a gestalt-terapiaDo individualismo à individuação: a ética da autenticidade a partir da perspectiva gestáltica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SILVA, Gilmara de Araújo  e  SILVA, Stéfane Machado. A gestaltpedagogia como uma estratégia de inclusão paras as crianças autistas em escolas regulares. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 217-234. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10(1).n04ensaio34.

Pretende-se neste artigo entender a relação ambiente-indivíduo com foco no sujeito autista e na inclusão em contextos escolares. Para isso, realizamos uma revisão de literatura sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A caracterização do autismo que norteia este trabalho é a perspectiva da gestalt-terapia, que possibilita pensá-lo como fenômeno relacional, sendo necessário investigar não apenas o indivíduo, mas seu meio e as relações entre eles. O autismo não é abordado como uma doença, mas sim uma forma de se ajustar frente às demandas sociais. Partindo desse pensamento, a perspectiva relacional é essencial para abordar a inclusão escolar das crianças com necessidades educacionais especiais. Propõese uma articulação e aplicação da Gestaltpedagogia nos contextos educacionais, considerando que o homem é um ser social, singular, ativo, total e capaz de se desenvolver, modificando a si e ao seu meio e a aprendizagem como um processo que ocorre na relação sujeito-educação.

Palavras-chave : Autismo; Educação Inclusiva; Gestaltpedagogia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License