SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Gestaltpedagogy as an inclusion strategy for young children in regular schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

MARCON, Gilberto Hoffmann. Do individualismo à individuação: a ética da autenticidade a partir da perspectiva gestáltica. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 235-255. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10(1).n04ensaio35.

O presente trabalho é uma investigação teórica a respeito das questões específicas ligadas a um modo de ser contemporâneo que pode ser descrito como individualismo. Partindo da perspectiva da Gestalt-terapia, procuramos acompanhar as investigações descritivas de Charles Taylor a respeito do que ele denomina um mal-estar da contemporaneidade, o qual remete a um estreitamento de sentidos vividos que tem como contraparte a emergência e predominância generalizada de formas insuficientes de relação com o outro e do próprio autocuidado. Segundo o filósofo, o individualismo contemporâneo tem suas raízes em um ideal distorcido de autenticidade. Procuramos analisar de que forma a valorização excessiva dos processos autocentrados e instrumentais de escolha descritos pelo autor podem atuar como bloqueadores do contato, bem como levantar, no diálogo com o referencial gestáltico, possibilidades de superação deste modelo em direção a uma noção integrativa de autenticidade: não-individualista, concreta e fomentadora de um ajustamento criativo.

Keywords : Autenticidade; Individualismo; Contemporaneidade; Gestalt-terapia; Ética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License