SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A gestaltpedagogia como uma estratégia de inclusão paras as crianças autistas em escolas regulares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

MARCON, Gilberto Hoffmann. Do individualismo à individuação: a ética da autenticidade a partir da perspectiva gestáltica. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 235-255. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10(1).n04ensaio35.

O presente trabalho é uma investigação teórica a respeito das questões específicas ligadas a um modo de ser contemporâneo que pode ser descrito como individualismo. Partindo da perspectiva da Gestalt-terapia, procuramos acompanhar as investigações descritivas de Charles Taylor a respeito do que ele denomina um mal-estar da contemporaneidade, o qual remete a um estreitamento de sentidos vividos que tem como contraparte a emergência e predominância generalizada de formas insuficientes de relação com o outro e do próprio autocuidado. Segundo o filósofo, o individualismo contemporâneo tem suas raízes em um ideal distorcido de autenticidade. Procuramos analisar de que forma a valorização excessiva dos processos autocentrados e instrumentais de escolha descritos pelo autor podem atuar como bloqueadores do contato, bem como levantar, no diálogo com o referencial gestáltico, possibilidades de superação deste modelo em direção a uma noção integrativa de autenticidade: não-individualista, concreta e fomentadora de um ajustamento criativo.

Palavras-chave : Autenticidade; Individualismo; Contemporaneidade; Gestalt-terapia; Ética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License