SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Espiritualidade/Religiosidade para Fritz Perls: escarafunchando seus escritos (1942-1973) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

BARROS, Eloísa Amorim de. Ajustar-se, criativamente, é preciso: experiências e enfrentamentos em leitos da pré-cirurgia ortopédica. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.2, pp. 1-19. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10.n02artigo28.

Este estudo teve como objetivo identificar aspectos psicológicos evidentes em pessoas que sofreram um trauma ortopédico e investigar quais as formas de enfrentamento que utilizaram no período pré-cirúrgico. Foi realizada pesquisa de campo com 10 indivíduos internados na clínica ortopédica de um hospital público do oeste do Pará. Na coleta de dados foram utilizadas a Escala Modo de Enfrentamento de Problemas (EMEP) e entrevista semi-estruturada, sendo utilizada a análise do conteúdo e aspectos teóricos da Gestalt-Terapia para analisar os dados. Os resultados indicaram medo, ansiedade, além de questões estéticas, perda ou diminuição da funcionalidade corporal e prejuízos financeiros que foram fatores desencadeadores de sofrimento psíquico. Como forma de enfrentamento os participantes utilizaram a religiosidade/espiritualidade e o enfrentamento focalizado no problema. Nesse sentido, conclui-se que essas pessoas vivenciam intenso sofrimento psíquico referente às suas lesões, fraturas, dores e ressalta-se a importância da atuação mais ativa do profissional da Psicologia na Ortopedia.

Palavras-chave : Psicologia Hospitalar; Gestalt-Terapia; Enfrentamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License