SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Espiritualidade/Religiosidade para Fritz Perls: escarafunchando seus escritos (1942-1973)O manejo psicoterapêutico na experiência de intercâmbio cultural em gestalt-terapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

FREITAS, Jênnyfer Cristina Almeida de; GUERRA, Karla Carine Moreira  e  YANO, Luciane Patrícia. Retroflexão e câncer de mama: predisponências e relações com cincos grandes fatores da personalidade. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.2, pp. 40-56. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10.n02artigo30.

A etiologia do câncer é compreendida multifatorialmente e os aspectos psicossociais, tais como as possíveis características predisponentes da personalidade, raramente são considerados em pesquisa. Este trabalho objetivou analisar a relação entre o estilo de contato Retroflexão da Abordagem Gestáltica como um possível predisponente do câncer de mama. A configuração metodológica consistiu na (1) realização de estudos bibliográficos que correlacionou o estilo de contato retrofletor e os Cinco Grandes Fatores da personalidade e, (2) entrevistas junto a mulheres diagnosticadas com câncer de mama. No que se refere a relação da retroflexão com o modelo dos Cinco Grandes Fatores, a retroflexão foi correlata ao fator neuroticismo e consciensiosidade. Os resultados da coleta de dados evidenciaram o uso de estilos retroflexivos nas participantes. Entretanto, não foi possível afirmar que o estilo retrofletor atua como precipitante no desenvolvimento do câncer de mama.

Palavras-chave : Predisponentes do câncer de mama; Retroflexão; Os Cinco Grandes Fatores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License