SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Retroflexão e câncer de mama: predisponências e relações com cincos grandes fatores da personalidadeO funcionamento autista sob a ótica da clínica gestáltica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SA, Jurandir Monteiro de. O manejo psicoterapêutico na experiência de intercâmbio cultural em gestalt-terapia. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.2, pp. 57-74. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10.n02artigo31.

Neste estudo, buscou-se refletir sobre as possibilidades de manejo clínico, a partir da abordagem gestáltica, em pessoas na experiência de intercâmbio cultural. A proposta iniciou como possibilidade de ampliar olhares sobre esse fenômeno que visa discuti-lo em todas as etapas desta experiência, desde a decisão para o deslocamento geográfico até o retorno ao país de origem. Utilizou-se a base de dados Scielo em publicações na área do Intercâmbio cultural, assim como, em produções de Gestalt-Terapia para que com a utilização de suas teorias e conceitos fossem ampliadas as possibilidades de atuação clinica e de compreensão da interação que se dá entre o organismo em seu novo ambiente que nesta modalidade realiza ajustamentos criativos, interrupções no contato, à busca pelo novo e crescimento pessoal.

Palavras-chave : Manejo Clinico; Intercâmbio Cultural; Gestalt-Terapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License