SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2El Manejo Psicoterapeutico en la experiencia de Intercambio Cultural en Gestalt- TerapiaLa relación entre sistema self y capas de la neurosis en terapia Gestalt índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista do NUFEN

versión On-line ISSN 2175-2591

Resumen

SOARES, Marcela Neves  y  FERREIRA, Wanderlea Nazaré Bandeira. O funcionamento autista sob a ótica da clínica gestáltica. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.2, pp. 75-90. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10.n02artigo32.

RESUMO O autismo é compreendido pela visão biomédica como um transtorno do desenvolvimento que gera déficits qualitativos na interação, na comunicação e no comportamento da criança. A Gestalt-terapia concebe o autismo como uma perturbação na função id, a qual pode gerar o enrijecimento nas fronteiras de contato e a interrupção no processo de contatar através dos ajustamentos fixados. Este artigo propõe analisar o funcionamento autista sob a ótica da Clínica Infantil Gestáltica. Para tal, foi feita uma pesquisa bibliográfica através de livros, artigos e sites sobre o tema referido, utilizando os indexadores autismo e clínica infantil Gestáltica. Por fim, conclui-se que o acompanhamento oferecido na práxis clínica está ancorado em um suporte teórico que possibilita uma relação de acolhimento, aceitação e respeito ao ritmo e limite da criança com funcionamento autista, propondo intervenções que incentivem, na medida do possível, o seu processo de contatar de forma funcional.

Palabras clave : Funcionamento Autista; Contato; Gestalt-terapia; Clínica Infantil Gestáltica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License