SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2O funcionamento autista sob a ótica da clínica gestálticaDes-envolver humano: ampliação de campo para Gestalt-Terapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

BANDEIRA, Célia Cristina de Albuquerque; SCHMIDT, Luciana Machado; GRUNEWALD, Virginia  e  FIALHO, Francisco Antônio Pereira. Relação entre sistema self e camadas de neurose em gestalt-terapia. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.2, pp. 91-107. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10.n02ensaio36.

Este ensaio é um estudo teórico que tem por objetivo relacionar os conceitos da Gestalt-Terapia de "sistema self" aos de "camadas da neurose", categorias fundamentais no corpus teórico-metodológico da Gestalt-Terapia. Relacionamos a camada postiça à introjeção; a camada fóbica à projeção; o impasse à confluência; a camada implosiva à retroflexão; e a camada explosiva ao egotismo. A integração aqui efetuada pode ser considerada um instrumento teóricometodológico relevante para estudiosos de Gestalt-Terapia e psicoterapeutas em sua prática clínica. Os resultados obtidos contribuem tanto para o processo de psicodiagnóstico, quanto para o de psicoterapia, uma vez que esclarecem como as disfunções de contato específicas para cada camada podem ser mantidas na repetição neurótica, bem como as funções de contato podem servir de base em cada camada para a resolução do conflito neurótico, isto é, para a saída da repetição e o retorno ao fluxo criativo.

Palavras-chave : Self; Neurose; Gestalt-Terapia; Psicodiagnóstico; Prática Clínica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License