SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Human Development: a field extension for a Gestalt-therapyLimits on the education of children: challenges and possibilities from a gestalt perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

QUADROS, Laura Cristina de Toledo; ARAUJO, Erika da Silva  and  SOUZA, Deborah da Silva de. Supervisão em Gestalt-Terapia: da delicadeza de ensinar à aventura de aprender . Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.2, pp. 127-143. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10.n02ensaio38.

Este artigo pretende compartilhar o encontro entre ensinar e aprender no espaço de supervisão, a partir de um relato de experiência de estágio clínico em Gestaltterapia em uma universidade pública. Nossa proposta não é constituir um modelo de um fazer, mas sim narrar uma experiência situada, marcada por um contato vivo. Apoiando-nos nessa vivência, apresentaremos questões que foram emergindo desse e nesse diálogo entre supervisora e estagiárias, suscitando descobertas sensíveis, através da articulação teórico-prática em Gestalt-terapia e dos cuidados experimentados em supervisão. Traremos à discussão a importância do acolhimento nesse espaço, possibilitando que as alunas encontrassem suas formas de ser terapeutas, acessando uma dimensão criativa e singular. Enfatiza-se que essa iniciação na universidade deve ser um processo de formação e cuidado para a construção de uma prática e de um aprender que não cessa, mas nos acompanha enquanto profissionais e para qual essa primeira marca reverbera ao longo da trajetória.

Keywords : Experiência de Estágio; Supervisão Clínica; Gestalt-Terapia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License