SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Supervisão em Gestalt-Terapia: da delicadeza de ensinar à aventura de aprenderMediando vidas na escola: reflexões acerca da inclusão escolar numa perspectiva gestáltica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

GASPAR, Fabíola Mansur Polito  e  ABREU, Elise Haas de. Limites na educação de crianças: desafios e possibilidades sob uma perspectiva gestáltica. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.2, pp. 144-164. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10.n02ensaio39.

A partir de uma roda de conversa informal entre pais de uma turma de crianças do quinto ano do Ensino Fundamental, percebeu-se que lidar com os limites e frustrações na relação com seus filhos é um tema desafiador e angustiante. O objetivo deste ensaio é ampliar as possibilidades de reflexão e manejo na relação entre pais e filhos, com vistas a um desenvolvimento emocional e relacional saudável. A metodologia utilizada é a revisão narrativa - pesquisa bibliográfica - fundamentada teoricamente nos principais conceitos da Gestalt Terapia sobre o desenvolvimento humano. Apresentamos alguns exemplos de experiências para articular a compreensão teórica com orientações de apoio aos pais e responsáveis pela educação de crianças. Como resultado, destacamos a importância de respeitar as crianças em suas necessidades genuínas de acolhimento e também de apoiar o seu aprendizado em lidar com os limites e frustrações como aspectos imprescindíveis ao seu desenvolvimento saudável.

Palavras-chave : Limites; Educação; Crianças; Gestalt Terapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License