SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Mediating lives in school: reflections on school inclusion in a gestalt perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

ANTONY, Sheila  and  ALMEIDA, Ediléia Menezes de. Vítimas de violência sexual intrafamiliar: uma abordagem gestáltica. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.2, pp. 184-201. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10.n02ensaio41.

O artigo aborda a violência sexual intrafamiliar contra crianças à luz da Gestalt- Terapia, enfocando a transmissão transgeracional do ciclo abusivo, a partir da experiência clínica. A violência ocorrida na geração presente é figura emergente de um fundo com histórias de maus-tratos, negligências, exclusões, no qual o abuso é sintoma de um sistema disfuncional. Situações traumáticas deixam uma gestalt aberta que leva à compulsão de repetição, base do processo de transmissão transgeracional. A criança vitimizada vem descortinar segredos familiares, denunciar a fragilidade dos vínculos íntimos da família, de papéis invertidos, pais não comprometidos com o cuidado, o amor e a proteção da criança. Há um universo familiar a ser conhecido, uma dor familiar a ser trazida à consciência, para que deixe de ecoar na mente dos futuros membros familiares. A tarefa do terapeuta é desvelar o segredo instituído sobre os assuntos inacabados da família que são perpetuados de geração a geração.

Keywords : Violência Sexual; Crianças; Gestalt-Terapia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License