SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Psychology and PhemenologyTranscendental phenomenology and the phenomenological psychology of Edmund Husserl author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

JOSGRILBERG, Rui de Souza. A essência da psique na fenomenologia de Husserl e a sua redireção em Merleau-Ponty. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.3, pp. 22-37. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10.n03artigo34.

O objetivo central do texto é retomar a questão sobre o sentido da psique e os esforços de Husserl e Merleau-Ponty para superar o dualismo entre o sensível e o inteligível. Depois de analisar a questão em Husserl, especialmente na Crise das Ciências Europeias e Fenomenologia Transcendental, abordamos o tema através da extensão que Merleau-Ponty impõe à noção husserliana de "intencionalidade operante" e a proposta de uma reabilitação ontológica do sensível. Como resultado, temos uma caracterização da psique que passa por uma constituição não transcendental, mas por uma abordagem genética de nossa relação com os sentidos e sua modulação pela psique cuja manifestação originária ocorre na materialidade do sensível. A psique é descrita como uma relação e modulação de sentido e significados, com outros, com a constituição e sedimentação, individual e social, do mundo da vida vivido em situações particulares.

Keywords : psicologia; fenomenologia; psíquico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License