SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3A essência da psique na fenomenologia de Husserl e a sua redireção em Merleau-PontyA afetividade como pathos: o retorno à experiência original índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

GOTO, Tommy Akira; HOLANDA, Adriano Furtado  e  COSTA, Ileno Izidio da. Fenomenologia transcendental e a psicologia fenomenológica de Edmund Husserl. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.3, pp. 38-54. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10.n03artigo35.

Este artigo procura resgatar o sentido e a proposição original, em Edmund Husserl, da Psicologia Fenomenológica como uma Psicologia que trata efetivamente da subjetividade e do psiquismo humano a partir do fenômeno essencial que caracteriza o ser humano: a consciência intencional. Desta feita, intenta buscar, com a precisão husserliana, resgatar as bases filosóficas de uma ciência rigorosa do psíquico - a Psicologia Fenomenológica -, que não se confunde com os fundamentos filosóficos da Fenomenologia Transcendental, mas que deveria caminhar, "enquanto ciência de rigor do psicológico" ao lado desta, objetivando superar a crise da psicologia positivista e cientificista e lançando bases para uma efetiva psicologia do ser humano.

Palavras-chave : Psicologia científica; Subjetividade; psíquico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License