SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Fenomenologia transcendental e a psicologia fenomenológica de Edmund HusserlO familiar e o estranho. Uma aproximação aos estudos sobre o habitar: entre a fenomenologia e a psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

ROVALETTI, María Lucrecia. A afetividade como pathos: o retorno à experiência original. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.3, pp. 55-63. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10.n03artigo36.

O objetivo é expor a afetividade como pathos, como aquela experiência original que a Fenomenologia busca em virtude de seu método e da questão que a constitui. Partindo do lema de Husserl de "voltar às coisas mesmas", procuramos ir além da representação e um retorno ao corpo e à afetividade. No encontro com o outro, podemos ser ameaçado porque sabemos que o outro pode entrar em nosso mundo e nos atrapalhar, mas esse sacrifício, essa exposição, é necessária para que eu e o outro possamos constituir o mundo cultural em que vivemos. Uma fenomenologia da afetividade (Richir) só será realmente consistente se confrontar sua problemática tanto em seu conteúdo clássico quanto no referente às patologias que até agora foram atribuídas ao "mental".

Palavras-chave : Fenomenologia; afetividade; Corpo vivido.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License