SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3A afetividade como pathos: o retorno à experiência originalO familiar e o estranho. A aproximação aos estudos sobre o habitar: entre a fenomenologia e a psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

OSSWALD, Andrés M.. O familiar e o estranho. Uma aproximação aos estudos sobre o habitar: entre a fenomenologia e a psicanálise . Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.3, pp. 64-87. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10.n03artigo37.

Dado o privilégio que tanto a fenomenologia quanto a psicanálise concedem à experiência, a casa será considerada aqui como o fenômeno de «encontrar-se em casa», isto é, como certa maneira de experimentar o espaço e o tempo. Em primeiro lugar, a análise visará captar a experiência fenomenológica do familiar e do estranho. Neste sentido, apresentaremos os pontos sobressalentes da abordagem das noções de «mundo familiar» (Heimwelt) e «mundo alheio» (Fremdwelt) desenvolvidas por Edmund Husserl nas décadas de 1920 e 1930. Em seguida, exporaremos a contraposição entre o familiar e a estranheza (Unheimlichkeit) que Martin Heidegger apresenta no período de Sein und Zeit (1927) e a distinção entre o familiar (Heimische) e o não-familiar (Unheimische) que caracteriza sua obra posterior. Finalmente, nos ocuparemos da experiência não compartilhada (anormal) do familiar, a partir do estudo da noção de estranho (Unheimlichkeit) desenvolvida por Sigmund Freud em texto homônimo (1919).

Palavras-chave : habitar; lar; Husserl; Heidegger; Freud.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License