SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3O familiar e o estranho. A aproximação aos estudos sobre o habitar: entre a fenomenologia e a psicanáliseBuytendijk e o fenômeno do primeiro sorriso na criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

QUEPONS, Ignacio. Síntese da motivação e gênese passiva da consciência axiológica na fenomenologia de Edmund Husserl. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.3, pp. 88-107. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10.n03artigo39.

O artigo aponta dois momentos do desenvolvimento da consciência de valor do ponto de vista das sínteses passivas envolvidas nessa experiência. Após uma breve exposição dos principais aspectos da consciência de valor, o artigo sugere a coerência entre esses dois momentos: 1) a síntese passiva de associação envolvida na percepção sensível dos caracteres de valor de um dado objeto, e 2) a passividade secundária em relação ao desenvolvimento de habitualidades e disposições afetivas. No final do artigo é apresentado um esboço da descrição de uma atividade da vida cotidiana onde é possível observar a coerência entre esses dois sentidos de passividade envolvidos na consciência do valor.

Palavras-chave : Passividade; habitualidades afetivas; disposições emocionais; consciência do valor.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License