SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Síntese da motivação e gênese passiva da consciência axiológica na fenomenologia de Edmund HusserlA lembrança impossível. Uma análise fenomenológica sobre os limites da rememoração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SILVA, Claudinei Aparecido de Freitas da. Buytendijk e o fenômeno do primeiro sorriso na criança. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.3, pp. 105-123. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10.n03artigo40.

O artigo reconstitui, em linhas gerais, o texto da aula inaugural de F. J. J. Buytendijk ministrada, em 1947, na universidade de Nijmegen, sob o título O Primeiro Sorriso da Criança. O autor holandês reaviva esse acontecimento não só como uma das mais belas e singelas manifestações da experiência humana, já na primeira infância, mas sob um giro de análise fenomenológica, perspectiva a significação última desse gesto originário ao lado de outros aspectos ou de formas de sorriso. A tese conclusiva consiste em advogar que, mais que um simples "fato" a ser "explicado", o evento do primeiro sorriso se revela como um "fenômeno" a ser "compreendido".

Palavras-chave : Buytendijk; Fenômeno; Primeiro sorriso; Criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License