SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Buytendijk and the phenomenon of the first smile in the childThe concept of phenomenological psychology in the husserlian work and its implications to psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

KRETSCHEL, Verónica. A lembrança impossível. Uma análise fenomenológica sobre os limites da rememoração. Rev. NUFEN [online]. 2018, vol.10, n.3, pp. 124-142. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol10.n03artigo41.

A análise husserliana a respeito do esquecimento apresenta uma certa tensão acerca da possibilidade de lembrar. Isto acontece porque, por um lado, ele pondera a possibilidade lógica de que toda vivência possa ser lembrada e, por outro lado, põe em evidência um âmbito de total escuridão como final do processo de modificação retencional aonde culmina o vivido. Este âmbito é denominado por Husserl inconsciente. Nesta pesquisa procuraremos indagar acerca da impossibilidade fática de se lembrar de certas experiências. Isto é, tentaremos determinar se existe algum elemento que a priori condicione a possibilidade da lembrança. Para tal fim concentrar-nos-emos na análise da percepção como condição de possibilidade da rememoração e, particularmente, na atenção enquanto modificação intencional. A pergunta que, em última instância, tentaremos responder é se as modificações atencionais perceptivas influenciam em nossa capacidade de lembrar.

Keywords : Fenomenologia; Esquecimento; Rememoração; Inconsciente; Atenção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License