SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1The Gestaltic clínic under the beginner psychologist optic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

PUCHIVAILO, Mariana Cardoso; COSTA, Ileno Izídio da  and  HOLANDA, Adriano Furtado. A naturalização da experiência na atenção à saúde mental: uma questão epistemológica. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.1, pp.1-21. ISSN 2175-2591.  https://doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº01artigo42.

O artigo partiu de uma experiência de campo de Doutorado realizada em um CAPS III de Curitiba, para refletir sobre as práticas em saúde mental atuais e seus desafios, num diálogo entre história, epistemologia e antropologia. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, descritiva, realizada a partir de uma experiência de campo que utilizou diário de campo e entrevistas. Notou-se a centralidade do cuidado no indivíduo, deixando de lado muitas vezes suas redes sociais e familiares, e a primazia do uso de medicamentos como terapêutica central. Percebe-se diante desta experiência que a construção do conceito de doença é realizada a partir de uma epistemologia naturalista, obedecendo a uma lógica reducionista, explicativa e causalista. Retoma-se a importância de uma visão crítica e reflexiva a respeito dos fundamentos epistemológicos que direcionam nossas práticas. Apresenta-se a fenomenologia como possível alternativa epistemológica que pode auxiliar em uma compreensão mais complexa a respeito dos fenômenos psicopatológicos.

Keywords : Saúde Mental; Epistemologia; História; Antropologia; Fenomenologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License