SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1A clínica gestáltica sob a ótica do psicoterapeuta inicianteAbordagem centrada na pessoa: a postura facilitadora de psicólogas na atenção primária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

ASSIS, Gustavo Alves Pereira de; MOTTA, Hinayana Leão  e  SOARES, Ronaldo Veríssimo. Falando sobre presenças-ausentes: vivências de sofrimento no luto materno. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 39-54. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº01artigo44.

A morte é um fato cotidiano que também se faz presente na vida de muitas mães. Com o objetivo de compreender as vivências de sofrimento no luto materno, utilizou-se a abordagem qualitativa e o método fenomenológico para o desvelamento dos sentidos desta experiência. Para isso, recorremo-nos à entrevista fenomenológica, gravada e transcrita na íntegra, com quatro participantes. Foram encontrados sete constituintes essenciais, que refletem uma estrutura comum do enlutamento materno, sendo: alterações e dificuldades no viver, desespero, dor, sentimento de arrependimento e culpa, sentimentos negativos despertados pelas lembranças, perda de um modo de existir e perda do sentido do mundo-da-vida. Os resultados apontaram para intenso sofrimento, com repercussões físicas e emocionais. Com a ruptura na habitualidade do ser-mãe, o filho anuncia-se perante o sofrimento, fazendo-se indicativo de uma nova presença: a ausente. A experiência de luto apresentou-se como condição existencial, como um novo modo de ser-com.

Palavras-chave : Maternidade; Morte; Psicologia Fenomenológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License