SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Talking about absent-presences: Experiences of suffering in maternal mourningPsychologists' perceptions front the religious beliefs of hospitalized people: a phenomenological study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

ROCHA, Ana Maria Campos da  and  ESPIRITO SANTO, Patrícia do Socorro Magalhães Franco do. Abordagem centrada na pessoa: a postura facilitadora de psicólogas na atenção primária . Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 55-70. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº01artigo45.

Em psicologia da saúde têm sido recorrentes as discussões e pesquisas a respeito da atuação de psicólogos na atenção básica e a necessidade da adequação das práticas em psicologia tradicionais à realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Partindo desta problematização inicial, nossa investigação objetivou compreender o trabalho de promoção em saúde realizado por profissionais de psicologia que atuam na Atenção Básica à Saúde em Unidades Municipais de Saúde (UMS), localizadas no município de Belém. Para tanto, adotou-se uma leitura fenomenológica dos dados, utilizando perguntas disparadoras conduzidas junto a 5 psicólogos que atuam em UMS. As reflexões advindas dos depoimentos coletados revelam que a promoção pode ser traduzida em uma postura facilitadora do acolhimento, possibilitando a transformação das consultas em encontros significativos. Tal postura converge com as atitudes facilitadoras destacadas pela Abordagem Centrada na Pessoa, e que, segundo o próprio Rogers, podem ser aplicáveis a qualquer outro tipo de relação.

Keywords : Atenção Primária à Saúde; Promoção da saúde; Terapia Centrada no Cliente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License