SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Person Centered Approach: the facilitator position of psychocogists in primary careBlack card of medicalization: reflections for a psychological clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

SOUZA, Letícia Silva de; BRANCO, Paulo Coelho Castelo  and  BRANCO, Andréa Batista de Andrade Castelo. Percepções de psicólogas frente às crenças religiosas de pessoas hospitalizadas: estudo fenomenológico. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 71-85. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº01artigo46.

Objetivamos compreender como quatro psicólogas residentes percebem e realizam intervenções frente às crenças religiosas de pacientes e acompanhantes atendidos em um hospital geral. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados sob uma perspectiva fenomenológica empírica. Listamos e discutimos os seguintes eixos de significação: a crença religiosa como experiência constitutiva e fator de significação; a crença religiosa como um modo de bloqueio de contato; o lugar da escuta e da sustentação da relação terapêutica ante a crença religiosa do outro. As psicólogas residentes percebem que a crença religiosa amplia ou reduz a vivência do paciente e acompanhante diante do adoecimento, hospitalização e tratamento, para que eles possam ressignificar, adentrar, evitar ou se desimplicar do seu processo de saúde-doença-cuidado.

Keywords : Psicologia da Saúde; Psicologia Fenomenológica; Psicologia Hospitalar; Religião; Religião e Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License