SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Percepções de psicólogas frente às crenças religiosas de pessoas hospitalizadas: estudo fenomenológicoCyberbullying em estudantes do ensino médio em Juazeiro BA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SILVA, Ellen Fernanda Gomes da  e  BARRETO, Carmem. A tarja preta da medicalização": reflexões para a clínica psicológica. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 86-101. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº01artigo47.

Este artigo objetiva discutir o fenômeno da medicalização na clínica psicológica, a partir de uma perspectiva fenomenológica hermenêutica. A medicalização da vida ultrapassa a utilização de medicamentos e configura-se como um fenômeno atual que busca explicar e tratar questões da existência humana sob a perspectiva do modelo técnico/biomédico. Na tentativa de refletir essa temática, psicólogas clínicas foram entrevistadas individualmente e narraram acerca de suas experiências frente à medicalização. Na pesquisa realizada constatou-se uma busca, pelos pacientes, em encontrar alívio instantâneo para seus sintomas e seus sofrimentos através do uso de medicamentos. As psicólogas entrevistadas sinalizaram também uma banalização da prescrição medicamentosa, contudo não desconsideraram sua importância em muitos casos. Nessa direção, propomos uma outra perspectiva, a partir da fenomenologia hermenêutica: uma clínica que acolha o sofrimento, as questões da existência, e diz "sim" e "não" ao uso da medicação.

Palavras-chave : Ação clínica; Fenomenologia hermenêutica; Medicalização; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License