SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Cyberbullying em estudantes do ensino médio em Juazeiro BA"A questão da técnica" em Heidegger: considerações sobre a clínica psicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

STEFANINI, Jaqueline Rodrigues; JUAN-MARTINEZ, Berenice; SILVA, Débora Tatiane Góes  e  FARINHA, Marciana Gonçalves. Violência intrafamiliar e as repercussões para a saúde da mulher: compreendendo a história de Antônia. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 122-136. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº01artigo49.

O presente estudo tem como objetivo compreender a partir da perspectiva bioecológica as diferentes vivências de violência e suas repercussões para a vida de Antônia. Trata-se de um estudo de caso, visando a investigação de um fenômeno em profundidade. Os dados transcritos foram obtidos por meio de uma entrevista semi-estruturada. Para a discussão do estudo de caso foi utilizado o aporte teórico-metodológico das contribuições do modelo bioecológico do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner. Neste trabalho constatou-se que Antônia vivenciou diversas formas de violência intrafamiliar, nas diferentes fases do seu desenvolvimento. As repercussões dessas vivências foram relacionadas à saúde sexual e reprodutiva, e ao sofrimento mental, com o desencadeamento de sintomas de estresse pós-traumático.

Palavras-chave : Violência Doméstica; Exposição à Violência; Desenvolvimento Humano; Saúde da Mulher.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License