SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Violência intrafamiliar e as repercussões para a saúde da mulher: compreendendo a história de AntôniaPaisagem e fenomenologia do lugar poético: imaginário arbóreo do Parque do Flamengo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SILVA, Nayane Aparecida da Costa  e  FREITAS, Joanneliese de Lucas. "A questão da técnica" em Heidegger: considerações sobre a clínica psicológica. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 137-156. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº01ensaio46.

Heidegger se debruçou sobre a problemática da técnica e de nossa relação com ela. Defende que, ao compreendermos sua essência, há uma chance de nos liberarmos das suas demandas e, assim, a possibilidade de construirmos uma relação mais livre com ela. Por estar imersa neste horizonte, é relevante, para a psicologia, questionar como é pela técnica convocada e como ela emerge no contexto psicoterapêutico. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre como o problema da técnica atravessa a clínica psicológica e o fazer do psicoterapeuta a partir da meditação proposta por Heidegger. Argumenta-se que a técnica moderna, em seu modo de desvelamento, transforma o próprio humano em produto. A clínica tecnicista responderia a essa demanda, conquanto a clínica fenomenológico-existencial buscaria a apreensão da téchne como alétheia, onde a cura, a saúde e a relação com o psicoterapeuta são reveladoras do próprio existir como poíesis e não como produto.

Palavras-chave : Psicologia Fenomenológico-existencial; Heidegger; Psicoterapia; Técnica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License