SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1"The Question Concerning Technology"in Heidegger: considerations about the Psychological PracticeModes of Coping HIV/AIDS: Human Rights, Vulnerability and Health Care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

CRICHYNO, Jorge. Paisagem e fenomenologia do lugar poético: imaginário arbóreo do Parque do Flamengo. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 157-177. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº01ensaio47.

O tema tratado neste estudo refere-se ao lugar poético do imaginário arbóreo e suas repercussões e ressonâncias na paisagem, buscando elucidar a componente arbórea enquanto potência imaginal. As árvores constituem elementos naturais múltiplos na paisagem urbana, impregnados de significados simbólicos e capazes de evocar o imaginário dos sujeitos, despertando emoções e preenchendo de poética a cidade do Rio de Janeiro. Buscando compreender essa diversidade de sentidos, o estudo investiga a presença das árvores no Parque do Flamengo, desvendando os significados e valores simbólicos, a partir dos elos que se estabelecem com os sujeitos configurando uma fenomenologia poética do lugar arborescente. Desta forma, busca-se alcançar um dos principais objetivos deste trabalho que é o estudo do vegetalismo arbóreo em projetos urbanos, esperando que esta reflexão teórica venha a contribuir no sentido de sua valorização em paisagens urbanas.

Keywords : Fenomenologia; Lugar Poético; Imaginário Arbóreo; Parque do Flamengo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License