SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Psychodrama and Luddic Activities in the Promotion and Prevention of Children's Mental Healt author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

SANTOS, Cristina Vianna Moreira dos  and  IRINEU, Bruna Andrade. Violência contra mulheres e promoção de saúde mental na comunidade. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 232-245. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº01rex27.

O Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos da Universidade Federal do Tocantins articula ações de formação profissional com especial atenção para gênero, sexualidade, raça/etnia, classe social e direitos humanos. O debate promovido pelo Núcleo a partir das linhas de pesquisa sobre políticas públicas, saúde mental e violência constitui uma agenda de ações e práticas educativas que fomentam a reflexão crítica feminista na formação interdisciplinar e multiprofissional. Em maio de 2018, foi promovida uma roda de conversa sobre violência contra mulheres após o feminicídio de uma estudante do Curso de Serviço Social. Organizada pelo Núcleo, por professoras e estudantes do movimento estudantil e do movimento feminista, a proposta da roda de conversa foi prestar uma homenagem a vítima, quatro meses após seu assassinato, se tornar um espaço de partilha sobre o luto precoce nas vidas das/os sobreviventes e fomentar a promoção de saúde mental.

Keywords : Violência contra a mulher; Rodas de conversa; Saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License