SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Conversation circles with university students: health prevention and promotion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

SILVA, Elisa Alves da. O trabalho em equipe na saúde mental: construções rizomáticas e (re)invenções. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 1-18. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.n02artigo50.

O escopo deste artigo é de evidenciar a relevância e a potencialidade do trabalho em equipe nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), considerado como um importante dispositivo no campo da saúde mental. A coleta de dados foi feita em duas experiências de campo (2005 e 2013) em três CAPS na cidade de Goiânia (GO). Utilizou-se a abordagem qualitativa tendo como instrumentos os grupos operativos de reflexão e entrevistas semiestruturadas com profissionais, gestores dos CAPS e gestor da Divisão de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde. Na análise dos dados, por meio do mapeamento cartográfico, foi possível delinear um paralelo entre o trabalho em equipe e as construções rizomáticas propostas por Deleuze e Guattari. O trabalho em equipe é entendido pelos participantes como um dispositivo que desencadeia maior ou menor potência na manifestação do envolvimento em projetos coletivos, nas decisões compartilhadas e na avaliação crítica do trabalho.

Keywords : Serviços de saúde mental; relações interpessoais; reforma psiquiátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License