SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2O trabalho em equipe na saúde mental: construções rizomáticas e (re)invençõesProjetos pedagógicos de psicologia em Goiás: apontamentos sobre a formação em saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

FARINHA, Marciana Gonçalves; CENTURION, Neftali Beatriz; BRAGA, Tatiana Benevides Magalhães  e  STEFANINI, Jaqueline Rodrigues. Rodas de conversa com universitários: prevenção e promoção de sáude. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 19-38. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.n02artigo51.

Este trabalho objetivou relatar as experiências com grupos de universitários sobre prevenção e promoção da saúde. Foram realizados em 2018 sete encontros com duração aproximada de uma hora e meia cada, dos quais participaram seis graduandos de diversos cursos. A análise dessa experiência está pautada na perspectiva fenomenológica, realizando uma cartografia clínica de temas de discussão que permeiam modos de sustentação do cuidado e do devir grupo. Dos temas abordados, destacam-se relações interpessoais, expectativas, estressores, habilidades, potencialidades, comunicação, preconceitos e autoestima. Entre as estratégias para promoção do cuidado, enfatizou-se autoconhecimento, aprofundamento dos próprios recursos, fortalecimento de vínculos, relacionamentos saudáveis e reflexão crítica. No decorrer das intervenções, os universitários se expressaram mais e interagiram entre si, reelaborando e transformando os modos de cuidar. A experiência do grupo favoreceu novas significações para vivências, reflexões e experimentações, desvelando-se como modo de ser-com-outros voltado ao cuidado pessoal e coletivo e promotor de saúde mental.

Palavras-chave : Estudantes Universitários; Promoção de saúde; Prevenção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License