SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Hearing voices group in the confrontation of stigmatas and preconceptionsPsychiatric reforms and the process of resignification of work in mental health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

MORAES, Mak Alisson Borges de  and  COSTA, Ileno Izídio Da. As contribuições de Michel Henry para a Psicologia: Uma revisão bibliográfica. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 77-95. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.n02artigo54.

Diante das contribuições da fenomenologia de Michel Henry para a Psicologia, o presente artigo teve como proposta investigar o panorama das pesquisas psicológicas sobre Fenomenologia da vida no contexto brasileiro. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica dos artigos nacionais que abordam o pensamento de Michel Henry no domínio da Psicologia. Para a realização da pesquisa realizou-se uma busca de artigos nas seguintes bases de dados: Psycinfo, Pepsic e Scielo. Além disso, selecionaram-se também produções de anais de eventos e dossiê de revista científica. A partir da análise foi possível classificar as produções nas seguintes categorias: "Justificativa teórica", "investigação dos afetos" e "contribuições para a clínica". Desse modo, constatou-se que apesar da incipiência das pesquisas, esse campo de investigação apresenta profícuos desdobramentos, os quais evidenciam ricas contribuições para a Psicologia e a prática em saúde mental.

Keywords : Fenomenologia Da Vida; Michel Henry; Revisão Bibliográfica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License