SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Grupo de ouvidores de vozes no enfretamento de estigmas e preconceitosReformas psiquiátricas e o processo de ressignificação do trabalho de saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

MORAES, Mak Alisson Borges de  e  COSTA, Ileno Izídio Da. As contribuições de Michel Henry para a Psicologia: Uma revisão bibliográfica. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 77-95. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.n02artigo54.

Diante das contribuições da fenomenologia de Michel Henry para a Psicologia, o presente artigo teve como proposta investigar o panorama das pesquisas psicológicas sobre Fenomenologia da vida no contexto brasileiro. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica dos artigos nacionais que abordam o pensamento de Michel Henry no domínio da Psicologia. Para a realização da pesquisa realizou-se uma busca de artigos nas seguintes bases de dados: Psycinfo, Pepsic e Scielo. Além disso, selecionaram-se também produções de anais de eventos e dossiê de revista científica. A partir da análise foi possível classificar as produções nas seguintes categorias: "Justificativa teórica", "investigação dos afetos" e "contribuições para a clínica". Desse modo, constatou-se que apesar da incipiência das pesquisas, esse campo de investigação apresenta profícuos desdobramentos, os quais evidenciam ricas contribuições para a Psicologia e a prática em saúde mental.

Palavras-chave : Fenomenologia Da Vida; Michel Henry; Revisão Bibliográfica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License