SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2As contribuições de Michel Henry para a Psicologia: Uma revisão bibliográficaAtenção à crise em saúde mental: um desafio para a reforma psiquiátrica brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

MARTINS, Rita de Cássia Andrade. Reformas psiquiátricas e o processo de ressignificação do trabalho de saúde mental. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 96-116. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.n02ensaio50.

O presente artigo trata do processo de ressignificação do trabalho na saúde mental, considerando que este processo é fruto de disputas e embates discursivos entre os diferentes agentes que compõem este campo. Para tanto a autora resgata a centralidade do trabalho na terapêutica da loucura no tratamento moral de Philippe Pinel; o trabalho como meio de expressão subjetiva nas oficinas terapêuticas de Nise da Silveira e o trabalho como direito e cidadania nas cooperativas sociais de Franco Basaglia. O artigo destaca ainda as contribuições da economia solidária no processo de ressignificação do trabalho na atenção psicossocial, bem como seus impasses e seu potencial emancipatório e de resistência em defesa da reforma psiquiátrica antimanicomial.

Palavras-chave : Trabalho; Reformas Psiquiátricas; Políticas Públicas; Luta Antimanicomial; Economia Solidária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License