SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Atenção à crise em saúde mental: um desafio para a reforma psiquiátrica brasileiraSofrimento psíquico e risco de suicídio: diálogo sobre saúde mental na universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SILVA, Gabriel Veloso da; SOARES, Jéssica Bezerra; SOUSA, Juliana Coêlho de  e  KUSANO, Leila Akemi Evangelista. Promoção de saúde mental para adolescente em uma escola de ensino médio - Um relato de experiência. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 133-148. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº02rex28.

Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de Enfermagem do UDF - Centro Universitário sobre prática de atividades com estudantes de ensino médio envolvendo relações interpessoais, bullying e suicídio. A promoção a saúde ressalta a prevenção de danos e pode ser otimizado em ambiente escolar, devido o ambiente, recursos e minimizando as vulnerabilidades existentes. Foi realizada uma atividade de intervenção sobre educação em saúde com estudantes de uma escola pública do Distrito Federal. A atividade pontuou temas de interesse para desenvolvimento pelos acadêmicos de Enfermagem, envolvendo fatores de risco que poderiam levar ao suicídio. O uso de práticas lúdicas, filmes e roda de conversa foram utilizados nos encontros. Observou-se uma boa aceitação dos temas e notada a necessidade da assistência e carência de escuta qualificada. Buscou-se promover Educação em Saúde ao público escolar, com a valorização da vida e oferta de cuidados à saúde.

Palavras-chave : Saúde Mental; Suicídio; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License