SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Psychic suffering and suicide risk: Dialogue on mental health at universitySuicide prevention group in the university context: an experience in Mozambique author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

VAZ, Barbara Coelho; BESSONI, Enrique Araújo; NUNES, Fernanda da Costa  and  SILVA, Nathália dos Santos. Destitucionalização na rede de atenção psicossocial: práticas e perspectivas no estado de Goiás. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 161-179. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº02rex30.

Trata-se de um relato de experiência circunscrito em uma revisão conceitual sobre desinstitucionalização bem como descrever os processos dessa natureza já realizados em Goiás. A experiência conjunta dos autores na prática do apoio institucional aos municípios favoreceu a realização e acompanhamento dos processos. A atenção ofertada na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) tem papel fundante no protagonismo e exercício dos direitos de seus usuários. Logo, os Centros de Atenção Psicossocial são fundamentais e devem considerar os recursos do seu território ademais a singularidade de cada pessoa: rotina diária, autocuidado, habilidades de convívio, relações e afetos. Os Serviços Residenciais Terapêuticos se colocaram como estratégias basilares tanto para o cuidado quanto para inserção social. Visando minimizar as desvantagens frente aos processos de institucionalização as experiências em Goiás apresentaram potentes possibilidades. As práticas de desinstitucionalização transversais na RAPS trouxeram inovações e qualidade ao cuidado.

Keywords : Desinstitucionalização; Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License