SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Suicide prevention group in the university context: an experience in Mozambique author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

ZAGO, Karine Santana Azevedo; PAIVA, Jaqueline Teixeira; ARANTES, Aglai  and  CARDOSO, Valdirene Beatriz. (Des)atando nós: construindo linha de cuidados/saúde mental apartir de um hospital. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 196-207. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº02rex32.

Este trabalho objetiva relatar uma experiência sobre a construção da Linha de Cuidados em Saúde Mental a partir de um hospital da Rede de Atenção Psicossocial. A construção se deu a partir da Metodologia de Roda. Foram promovidos reuniões quinzenais entre trabalhadores e gestores em Saúde mental de todos os componentes da Rede de Atenção psicossocial de um município do interior de Minas Gerais. Inicialmente, cada serviço descrevia o fluxo real e elencavam seus nós críticos. A partir disso, eram discutidas estratégias possíveis e traçado um plano de ação para desatar os nós identificados. Assim, surgiam novos acordos e pactuações nas esferas micro e macro políticas. Essa experiência reduziu o número de atendimentos psiquiátricos no pronto socorro do hospital a partir da reorganização dos outros componentes. Além disso, o serviço de urgência e internações hospitalares tomou nova formatação, mais consonante com a lógica do território e do cuidado em liberdade.

Keywords : Administração Hospitalar; Serviços de Saúde Mental; Intervenção Psicossocial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License