SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Lesbian religious experience: from exclusion to inclusionIntegrative and complementary practices: experiences in the Belém / Pará psychosocial care network author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

JABUR, Pedro de Andrade Calil; CASSIO, Tâmara Rios de Sousa  and  CONCEICAO, Henrique Oliveira da. Cartografia de meio fio: uma história nas ruas em Brasília (DF). Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.3, pp. 17-31. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº03artigo56.

Este estudo apresenta um estudo de caso realizada com população em situação de rua em Brasília (Brasil), partindo-se do indicador que um processo de pesquisa, mais do que ações instrumentais visando objetivos claros e percursos pré-definidos, também é uma forma de encontro, que envolve tanto situações concretas como fatores subjetivos e emocionais. A partir do relato cartográfico de momentos da vida de um morador de rua buscou-se discutir e analisar aquilo que chamamos de 'palavras à margem', que significa indicadoras de um relato e de um espaço significativos, tanto da sua condição social e estrutural, como de suas vivências psíquicas e construções simbólicas. Neste cenário, além da inexistência da voz e das palavras, mas sim a falta de um espaço onde essas vozes poderiam ser ouvidas, pela falta de escoamento desses discursos e, portanto, pela incapacidade que essas vozes possuem de se criar uma identidade compreendida pelo outro.

Keywords : Situação de Rua; Método Psicanalítico; Relatos de vida; Pesquisa de Campo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License