SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Cartografia de meio fio: uma história nas ruas em Brasília (DF)O uso de diários virtuais como estratégia de recovery para o encontro tu e eu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

OLIVEIRA, Ingrid Bergma da Silva  e  PONTE, Amélia Belisa Moutinho da. Práticas integrativas e complementares: experiências de atenção psicossocial de Belém/Pará. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.3, pp. 32-44. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº03artigo57.

Práticas integrativas e complementares - PIC envolvem abordagens que atuam na prevenção de agravos, promoção, manutenção e recuperação da saúde. Pautam-se em modelos de atenção que enfatizam a escuta acolhedora, o desenvolvimento de vínculo terapêutico e a integração do humano com o meio ambiente e a sociedade, características afinadas com a Reforma Psiquiátrica e o pensamento antimanicomial. Neste artigo narramos a experiência com duas dessas práticas - a Terapia Comunitária Integrativa e as Danças Circulares, em dois Centros de Atenção Psicossocial - CAPS da região metropolitana de Belém, com o objetivo de relatar sobre as implicações dessas experiências na vivência dos usuários nos espaços de cuidado. O trabalho com as PIC em saúde mental mostra-se como possibilidade viável de intervenção e conta com boa adesão dos usuários e seus familiares. Constitui-se, também, como possibilidade de ampliação de trocas afetivas, de produção de vida, de transformação da maneira como se lida com as adversidades diante da vivência de um sofrimento psíquico.

Palavras-chave : Caps; Práticas integrativas e complementares; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License