SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Práticas integrativas e complementares: experiências de atenção psicossocial de Belém/ParáConstituição do vínculo terapêutico em psicoterapia online: perspectivas gestálticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

QUINTO, Wanderson Alexandre da Silva  e  SILVA, Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira. O uso de diários virtuais como estratégia de recovery para o encontro tu e eu. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.3, pp. 45-65. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº03artigo58.

O modelo psicossocial de cuidado valoriza as narrativas sobre vivências e as dimensões de vida. O objetivo deste estudo foi sobre o diário virtual como recovery e alteridade em saúde mental. Estudo qualitativo descritivo, de base fenomenológica realizado em três etapas: o estudo narrativo da literatura sobre recovery e uso de TIC's; o estudo sobre a caracterização e testagem do diário virtual denominado Daylio; e a triangulação dos resultados associando a teoria de Martin Buber sobre as concepções de homem e realidade ontológica da ação humana no mundo e encontro com o outro. Foi realizado análise de conteúdo dos dados nas etapas. Os estudos mostram um progressivo uso de TIC's em saúde com vários objetivos; em saúde mental, uma ação diferenciada e em concordância ao modelo de cuidado. O Daylio, é uma estratégia de processo de Recovery, que na perspectiva da alteridade de Buber, oportuniza distanciar do EU-ISSO (objeto) para o EU-TU (envolvido no mundo), promove um cuidado rico em saúde mental, tirando da inércia da relação objetal das antigas práticas (Eu-Isso) e projetando na relação humana que se faz completa e se evidência concretamente na relação (Eu-Tu) em novas práticas do cuidado do modelo psicossocial.

Palavras-chave : Tecnologia da Informação e Comunicação; Recovery; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License