SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Constituição do vínculo terapêutico em psicoterapia online: perspectivas gestálticasPlantas medicinais e seus usos em um quilombo amazônico: o caso da comunidade Quilombola do Abacatal, Ananindeua (PA) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

KANTORSKI, Luciane Prado; CARDANO, Mario; MACHADO, Roberta Antunes  e  BORGES, Luana Ribeiro. Narrativas de adoecimento e encontros com um centro de sáude mental italiano. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.3, pp. 93-112. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº03artigo60.

Este artigo apresenta narrativas voltadas para a experiência de adoecimento enfatizando rupturas, encontro e ressignificação. Tem como objetivo compreender a experiência de adoecimento e sua ressignificação através da narrativa de pessoas com um percurso num Centro Diurno de Saúde Mental do norte da Itália. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, baseado num processo de compreensão hermenêutica de 12 narrativas em primeira pessoa de 8 homens e 4 mulheres. A coleta de dados ocorreu nos anos de 2015 e 2016, durante um trabalho de campo no Centro Diurno de Settimo Torinese. Os resultados das narrativas apontam um tempo de rupturas relacionais, afetivas, no trabalho, nos projetos de vida destas pessoas, e um tempo de recomeço com o encontro com o Centro Diurno de Saúde Mental, marcado com novas possibilidades de pertencimento, de estar em comunidade e de valorização da experiência vivida.

Palavras-chave : Doença; Narrativas; Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License