SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Illness narratives and encounter in an Italian Mental Health Day-Care CenterModes of care and mental health: Points for a psychosocial practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

SILVA, Amanda Cardoso da; LOBATO, Flavio Henrique Souza  and  RAVENA-CANETE, Voyner. Plantas medicinais e seus usos em um quilombo amazônico: o caso da comunidade Quilombola do Abacatal, Ananindeua (PA). Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.3, pp. 113-136. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº03artigo61.

O objetivo desta pesquisa foi identificar e descrever as plantas medicinais utilizadas por moradores da Comunidade Quilombola do Abacatal, em Ananindeua (PA), assim como as formas de uso e a suas indicações para o tratamento de doenças, enquanto práticas culturais. Para viabilizar a construção desta investigação, o caminho metodológico trilhado foi estabelecido por pesquisas bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa de campo contou com os seguintes instrumentos de coleta de dados: aplicação de 70 questionários junto a moradores de 70 residências da comunidade; conversas informais; observação participante; e registros fotográficos. Os dados obtidos foram tabulados e analisados, em tabelas, no Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), em português: pacote estatístico para as ciências sociais e em gráficos no Microsoft Excel 2010. Os resultados demonstraram que a forma de tratamento de doenças mais utilizada pelos moradores é a partir de remédios caseiros. Nesse sentido, evidenciou-se que 122 espécies diferentes de plantas são utilizadas pela comunidade, por meio, sobretudo, de chás das folhas das ervas. A transmissão do conhecimento é realizada na própria comunidade, historicamente, entre as gerações. Dessa sorte, evidencia-se uma rica herança cultural local sobre os saberes, os fazeres e/ou usos de plantas medicinais.

Keywords : Plantas Medicinais; Comunidade Quilombola do Abacatal; Cura; Saúde e Medicina Popular.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License