SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Medicinal plants and their uses in an Amazonian quilombo: the case of the Quacombola Community of Abacatal, Ananindeua (PA)Contributions of husserlian Phenomenology for Clinical Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

ARAUJO, Lucivaldo da Silva  and  BASSALO, Juliana Ferreira. Modos de cuidado e saúde mental: apontamentos para uma prática psicossocial. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.3, pp. 137-153. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº03ensaio51.

O despontar de modos de cuidado que rompem com o paradigma asilar de assistência, amplia as noções de saúde para um plano no qual valoriza-se a potência intersubjetiva das relações. Valoriza-se a abrangência do olhar sobre o sujeito e seu sofrimento, prevalecendo o "cuidar" sobre o "tratar". Neste artigo, ao refletimos sobre modos de cuidado e práticas psicossociais em saúde mental apontamos para um cuidado psicossocial genuíno sustentado na centralidade de ações voltadas às demandas do cliente a partir de sua rede de relações, sem perder de vista o papel do vínculo, da atitude de interesse pelo Outro, de uma escuta sensível do real, escuta que não exclui; pelo contrário, valoriza a ambiguidade, a ambivalência; que revela o paradoxo; escuta capaz de abrir-se para o caos, escuta que proporciona a criação de possibilidades no convívio com o sofrimento psíquico e suas relações sócio-culturais. Trata-se de um movimento que valoriza a intersubjetividade, pois é dela que fluem novos sentidos que potencializam a apropriação da vida e resgatam a ontologia de um cuidado, sem o qual, deixamos de ser humanos.

Keywords : Cuidado; Saúde Mental; Prática Psicossocial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License