SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Modes of care and mental health: Points for a psychosocial practicesHuman Dignity as an Absolute Value and Constitutionally Established author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

OLIVEIRA, Thayane Cristine Amaral  and  BORBA, Jean Marlos Pinheiro. Contribuições da fenomenologia Husserliana para a Psicologia Clínica. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.3, pp. 154-169. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº03ensaio52.

O artigo tem a intenção de apresentar algumas contribuições dos fundamentos da fenomenologia husserliana para a Psicologia Clínica. Por meio de uma crítica coerente acerca da relevância da passagem de uma atitude natural para uma atitude fenomenológica, Edmund Husserl (1859-1938) construiu um método rigoroso capaz de ser utilizado pela Filosofia, pela Psicologia e outras ciências, num combate à naturalização da vida e da consciência. A Fenomenologia foi a alternativa encontrada para apresentar os fundamentos do fazer científico nãonaturalista, através do resgate da ligação intencional e intersubjetiva entre homem e o Lebenswelt (mundo-da-vida). Para isso, propôs o método fenomenológico como um caminho de compreensão dos fenômenos vividos, num retorno às coisas mesmas. Este artigo, através da abordagem qualitativa de pesquisa e do método e atitude fenomenológicos, reafirmou como a proposta husserliana auxilia a Psicologia Clínica. A discussão articula algumas noções encontradas em obras husserlianas e em comentadores que favorecem a produção científica sobre a temática em foco. Percebemos que a concepção de Psicologia Clínica perpassa uma evolução e reconstrução dos significados ao longo do tempo e, nesse sentido, a Fenomenologia ao resgatar elementos fundamentais direcionados à compreensão subjetividade humana revelou-se como um valoroso suporte teórico-metodológico para uma ação clínica do psicólogo. A Fenomenologia é a base para a Psicologia Clínica de orientação fenomenológica, partindo sempre da escuta atenta, sem a prioris, da compreensão direta e imediata do que é vivenciado pelo homem no mundo-da-vida.

Keywords : Clínica; Fenomenologia; Psicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License