SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Modos de cuidado e saúde mental: apontamentos para uma prática psicossocialA dignidade da pessoa humana como um valor absoluto no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

OLIVEIRA, Thayane Cristine Amaral  e  BORBA, Jean Marlos Pinheiro. Contribuições da fenomenologia Husserliana para a Psicologia Clínica. Rev. NUFEN [online]. 2019, vol.11, n.3, pp. 154-169. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº03ensaio52.

O artigo tem a intenção de apresentar algumas contribuições dos fundamentos da fenomenologia husserliana para a Psicologia Clínica. Por meio de uma crítica coerente acerca da relevância da passagem de uma atitude natural para uma atitude fenomenológica, Edmund Husserl (1859-1938) construiu um método rigoroso capaz de ser utilizado pela Filosofia, pela Psicologia e outras ciências, num combate à naturalização da vida e da consciência. A Fenomenologia foi a alternativa encontrada para apresentar os fundamentos do fazer científico nãonaturalista, através do resgate da ligação intencional e intersubjetiva entre homem e o Lebenswelt (mundo-da-vida). Para isso, propôs o método fenomenológico como um caminho de compreensão dos fenômenos vividos, num retorno às coisas mesmas. Este artigo, através da abordagem qualitativa de pesquisa e do método e atitude fenomenológicos, reafirmou como a proposta husserliana auxilia a Psicologia Clínica. A discussão articula algumas noções encontradas em obras husserlianas e em comentadores que favorecem a produção científica sobre a temática em foco. Percebemos que a concepção de Psicologia Clínica perpassa uma evolução e reconstrução dos significados ao longo do tempo e, nesse sentido, a Fenomenologia ao resgatar elementos fundamentais direcionados à compreensão subjetividade humana revelou-se como um valoroso suporte teórico-metodológico para uma ação clínica do psicólogo. A Fenomenologia é a base para a Psicologia Clínica de orientação fenomenológica, partindo sempre da escuta atenta, sem a prioris, da compreensão direta e imediata do que é vivenciado pelo homem no mundo-da-vida.

Palavras-chave : Clínica; Fenomenologia; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License