SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Interposto interdito: uma perspectiva fenomenológica existencial da interdisciplinaridadeExperiência etnográfica, deslocamento perspectivo e interdisciplinaridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

BATISTA, Gustavo Silvano. Gadamer e a questão ambiental. Rev. NUFEN [online]. 2020, vol.12, n.1, pp. 41-51. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº01artigo64.

A questão ambiental apresenta-se entre os principais temas tratados por Gadamer a partir dos anos 70. Ao repensar a questão, tendo em vista a perspectiva hermenêutica, Gadamer sugere uma nova abordagem considerando não apenas a crise ambiental, mas uma relação renovada com o próprio ambiente, em seus mais diversos níveis. Por isso, pensar interpretativamente a questão significa, em grande medida, propor uma ecologia interpretativa, o que significa oferecer um tratamento filosófico próprio ao problema. Deste modo, o presente artigo pretende situar a questão ambiental como um problema hermenêutico, apontando, em linhas gerais, seus principais desdobramentos teoréticos, nos termos de uma ecologia hermenêutica ou ecohermenêutica.

Palavras-chave : Hermenêutica; Tecnociência; Ecologia; Ambientalismo; Práxis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License