SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Gadamer e a questão ambientalArtérias e poros interdisciplinares: demarcação de território ou inauguração de possibilidades? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

JUNIOR, Roberto Donato da Silva. Experiência etnográfica, deslocamento perspectivo e interdisciplinaridade. Rev. NUFEN [online]. 2020, vol.12, n.1, pp. 52-69. ISSN 2175-2591.  http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº01artigo65.

Pretendo, neste artigo, explorar as potencialidades interdisciplinares da etnografia dando destaque a uma das suas propriedades, denominada aqui de "deslocamento perspectivo". A partir de um esforço de explorar suas potencialidades metodológicas para além dos limites da antropologia, o artigo (1) faz um movimento de recorrer aos elementos constitutivos da etnografia, demonstrando como estes se tornaram nos procedimentos metodológicos antropológicos por excelência, a partir de um olhar para a correlação entre os conceitos de cultura e de etnografia em alguns dos cânones antropológicos; (2) demonstrar o que foi deixado para trás e o que foi conservado das propriedades etnográficas tal como ela se apresenta na atualidade; e, (3) procurar dimensionar porquê e como estas propriedades podem ser colocadas a serviço de processos de construção de pesquisas interdisciplinares.

Palavras-chave : Antropologia; Cultura; Etnografia; Ontologia; Conhecimento interdisciplinar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License